imagem alusiva à acção Avaliação de competências ao nível da comunicação
ACNC
AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS AO NÍVEL DA COMUNICAÇÃO
A próxima realização aguarda calendarização dentro do plano de formação para 2024.
NECESSIDADE
Se o conhecimento se constrói na comunicação, o exercício deficiente das capacidades de comunicação implica também o empobrecimento das capacidades de aquisição, formação e transmissão de conhecimento.

Neste âmbito, mais do que os aspectos formais de uso da língua, importa a atenção aos aspectos comunicacionais.

Como pedagogos, os professores de qualquer área das Humanidades devem saber sensibilizar os seus alunos para a prestação correcta oral e escrita na língua portuguesa.

Esta sensibilização passa, em grande medida, pela avaliação de tais prestações. É, portanto, necessária aos educadores a posse de competências que lhes permitam realizar construtivamente tais apreciações.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Professores do ensino básico e secundário, formados na área das Ciências Sociais e Humanas.
CARACTERIZAÇÃO DA ACÇÃO
A acção ACNC — Avaliação de competências ao nível da comunicação — visa dotar os docentes do ensino básico e secundário de técnicas e metodologias específicas que lhes permitam ser agentes promotores da mudança efectiva dos hábitos comunicacionais dos seus alunos. Não avaliando propriamente erros formais do português, os professores devem ser capazes de despistar as insuficiências comunicacionais dos seus alunos e adoptar estratégias que favoreçam a sua correcção.
«clique»: AVISEM-ME QUANDO ABRIREM AS INSCRIÇÕES.
símbolo do âmbito da acção