imagem alusiva à acção Preparação dos «caloiros» maiores de 23 anos que vão iniciar os estudos no ensino superior
AS-INI
PREPARAÇÃO DOS «CALOIROS» MAIORES DE 23 ANOS QUE VÃO INICIAR OS ESTUDOS NO ENSINO SUPERIOR
A próxima realização aguarda calendarização dentro do plano de formação para 2024.
APRESENTAÇÃO DA ACÇÃO

Um dos grandes desafios que o estudante adulto enfrenta ao ingressar no ensino superior é manter-se até ao final do curso. Vale a pena ingressar no ensino superior apenas se aguentar o ritmo de estudo, disciplina e exigência requeridos neste nível de ensino. Vale a pena ingressar no ensino superior se não desistir a meio.

Manter-se num curso superior significa saber gerir o seu tempo, saber desenvolver a capacidade de estudar e de responder às várias solicitações e saber estabelecer relações sociais adequadas ao contexto e destinatários.

CARACTERIZAÇÃO DA ACÇÃO
As provas de ingresso no ensino superior são uma barreira difícil de ultrapassar, mas serão a única?

Ao estudante do ensino superior é exigido:

  • que saiba tirar proveito das aulas a que assiste;
  • que saiba — autonomamente — procurar informação;
  • que saiba responder competentemente às diversas provas de avaliação e demais solicitações.

Ora, ao fim de alguns anos "longe dos livros", é necessário fazer-se um grande esforço para se conseguir corresponder a estas exigências.

De facto, estudar no ensino superior não é o mesmo que estudar um produto, uma proposta de negócio, uma carta… Estudar no ensino superior não é sequer o mesmo que fazê-lo para uma prova de ingresso. Assim sendo, esta acção visa facilitar todo o processo de adaptação à realidade académica, dotando os formandos das principais competências de um estudante do ensino superior.

Depois de perdido o contacto com o meio académico e percorrido um caminho diferente (geralmente associado ao exercício de uma profissão), uma pessoa sente, naturalmente, dificuldades de adaptação:
  • é a difícil gestão do tempo,
  • é a complexidade do estabelecimento de novas relações,
  • é a gestão da motivação para fazer face aos obstáculos que se vão levantando…

Por essa razão, esta acção aborda, de uma forma prática, alguns cuidados, pequenos truques, estratégias e métodos para enfrentar com maior facilidade, com mais confiança, este novo "novo mundo".

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO

Esta acção destina-se aos «caloiros» maiores de 23 anos que vão iniciar os estudos no ensino superior.

FORMADORES

Todos os formadores responsáveis pela ministração das sessões presenciais desta acção possuem grau académico de nível superior e sólida experiência de ensino, nas áreas das respectivas especialidades. Na concepção/ministração da acção participam técnicos e formadores nos domínios da psicologia, línguas e literaturas, antropologia, ciências da comunicação e outros.

Os formadores possuem igualmente formação interna específica sobre as metodologias adoptadas na acção.

Todos os técnicos e formadores intervenientes na acção recorrem a dispositivos de controlo de qualidade em uso na Divisão de Formação. Cada sessão realizada é posteriormente debatida em equipa multidisciplinar, a partir do respectivo registo em vídeo, possibilitando-se desta forma o ajuste permanente da actuação comunicacional e pedagógica dos formadores às características específicas de cada grupo de formandos.

METODOLOGIA

A metodologia adoptada para esta acção leva em conta as características particulares dos candidatos ao ensino superior maiores de 23 anos, normalmente adultos plenamente inseridos no mundo do trabalho, com pouco tempo para estudar e afastados há algum tempo de actividades intelectuais intensas.

Trata-se de uma acção estruturada em tópicos, e totalmente sistematizada, sessão a sessão, a fim de que os formandos possam assimilar os conhecimentos de uma forma gradual e disciplinada.

A acção inclui componentes de aplicação prática, particularmente no que respeita às técnicas comportamentais e às técnicas de comunicação verbal. São ainda propostos aos formandos alguns trabalhos individuais, a realizar fora das sessões presenciais.

CONTEÚDOS GERAIS DA ACÇÃO

Interpretação

Compreensão rigorosa de enunciados.

Técnicas para análise focalizada de textos.

Aperfeiçoamento de competências expositivas e argumentativas

Técnicas de construção de respostas a questionário sobre texto.

Técnicas para organização do pensamento e transposição para a escrita.

Argumentação e postura na defesa de trabalhos.

Pontuação, estruturação de frases.

Métodos de estudo

Técnicas de pesquisa de recursos de informação e conhecimento.

Técnicas de leitura.

Síntese e esquematização.

Vida profissional versus vida académica.

Gestão de tempo e de actividades académicas.

Relacionamento interpessoal num novo meio.

MATERIAL DE APOIO

A acção é documentada com guias ou sínteses dos conteúdos das sessões expositivas genéricas, os quais permitem aos formandos relembrar as matérias ministradas.

Além dos guias, são fornecidos materiais de referência, através dos quais cada formando pode reforçar os conhecimentos adquiridos e encontrar referências para aprofundamento das temáticas tratadas.

Todos os materiais estão directamente acedíveis, em qualquer momento após a sua disponibilização: através da Internet, cada formando pode consultar ou descarregar para o seu computador os materiais distribuídos na acção, cuja utilização pessoal é licenciada até ao final da mesma.

APOIO COMPLEMENTAR

Não perde sessões nem se atrasa se tiver de faltar

Se tiver de faltar a uma sessão, não fica à espera da próxima nem tem que se deslocar para obter os materiais correspondentes. Pode descarregá-los através da Internet, comodamente, a partir de sua casa, do seu local de trabalho ou de qualquer parte do mundo onde haja acesso à Internet. Posteriormente, pode ainda proceder ao visionamento do vídeo da matéria relativa à sessão a que faltou.

Assistência personalizada durante os horários da acção

Seja qual for o assunto, não tem que se deslocar ao Instituto fora dos seus horários - uma hora antes das sessões e durante o funcionamento destas, está sempre disponível pessoal interno da Divisão de Formação para apoiar o funcionamento das aulas e os respectivos formandos.

«clique»: AVISEM-ME QUANDO ABRIREM AS INSCRIÇÕES.
símbolo do âmbito da acção