imagem alusiva à acção Comunicação escrita para o exterior («correspondência»: cartas, <I>e-mails</I>, faxes, telegramas)
CEX
COMUNICAÇÃO ESCRITA PARA O EXTERIOR («CORRESPONDÊNCIA»: CARTAS, E-MAILS, FAXES, TELEGRAMAS)
A próxima realização aguarda calendarização dentro do plano de formação para 2024.
NECESSIDADE

A relação de uma instituição com clientes, com parceiros, ou com outras entidades estabelece-se primordialmente através de comunicação escrita; nesse sentido, o sucesso dessas relações depende em grande medida da sua qualidade.

Despender pouco tempo na concepção de textos, evitar equívocos, incorrecções e intermináveis trocas de correspondência, conseguir transmitir uma boa imagem da instituição, garantir a compreensão das mensagens transmitidas… Estes objectivos requerem a posse de competências e conhecimentos especiais neste tipo de redacção, específicas para cada diferente meio de comunicação escrita.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO

A CEX destina-se a secretárias, auxiliares administrativos, e todos os profissionais cujas funções incluam a comunicação com diversos destinatários, institucionais ou particulares, através de e-mails, faxes, telegramas ou cartas.

CARACTERIZAÇÃO DA ACÇÃO
Os registos escritos concebidos para o exterior — cartas, e-mails, telegramas, faxes, entre outros — exigem que os seus criadores saibam utilizar proficientemente a língua. Nesse sentido, esta acção promove o respeito pelas suas regras formais e a utilização competente dos seus recursos comunicacionais (organização da informação em estruturas ou sistemas).

A maior parte das pessoas pensa que escrever uma carta, um e-mail ou um fax requer as mesmas competências. Contudo, se estes registos têm características comuns (por exemplo, a selecção dos conteúdos consoante o destinatário e o objectivo), há outras que são específicas do suporte utilizado (por exemplo, a apresentação da informação, a saudação e o estilo). A acção CEX — Comunicação escrita para o exterior — aborda ambas as vertentes.

«clique»: AVISEM-ME QUANDO ABRIREM AS INSCRIÇÕES.
símbolo do âmbito da acção