NECESSIDADE No contexto publicitário a componente verbal é tão ou mais essencial do que a imagem. Raras vezes «uma imagem vale mais do que mil palavras» (na verdade, quando tal acontece, é porque já muitas palavras foram proferidas antes…). A promoção de uma empresa, de um objecto, de um evento, etc. requer que ambas as componentes se complementem.
Ao contrário do que se possa pensar, o redactor criativo não escreve "apenas": investiga, compara campanhas, extrai sensibilidades, estuda perfis, etc.
Nesse sentido, as capacidades e os conhecimentos de um copywriter são tão complexos quanto fundamentais. | DESTINATÁRIOS Copywriters e aspirantes a copywriters (profissionais ou amadores).Pessoas que têm necessidade de escrever textos publicitários (por exemplo, slogans) ou infopublicitários (por exemplo, pequenas notícias temáticas). | CARACTERIZAÇÃO DA ACÇÃO Na construção de textos publicitários e infopublicitários, uma sílaba, uma palavra, um slogan, uma frase ou um texto têm de ser sempre criteriosamente escritos. De um modo geral, é necessária sensibilidade para as palavras. Mas, mais do que isso, é necessário atender-se:
- ao meio (rádio, televisão, imprensa, etc.);
- ao público-alvo (crianças, especialistas, população da "classe A", etc.);
- à estratégia de marketing;
- ao conceito pretendido.
Nesta acção, são abordados os conhecimentos, exploradas as técnicas e desenvolvidas as competências determinantes para este tipo específico de escrita criativa. |
|