imagem alusiva à acção Técnicas de expressão e exposição escrita
FEP
TÉCNICAS DE EXPRESSÃO E EXPOSIÇÃO ESCRITA
A próxima realização aguarda calendarização dentro do plano de formação para 2024.
NECESSIDADE

Melhorar a capacidade de organização dos textos escritos implica adquirir e desenvolver competências em duas áreas: a estruturação da informação e a transposição para a escrita, ambas suportadas por uma forte base formal, e tendo em conta as especificidades do texto informativo e do texto expositivo-argumentativo.

Por um lado, não basta saber qual é para nós a intencionalidade comunicativa de um determinado texto ou qual é a informação essencial que queremos veicular — é necessário que o destinatário as apreenda. Por outro, ao recebermos informação sob a forma de um qualquer registo, é necessário filtrá-la e conseguir organizá-la em sistemas ou em estruturas.

CARACTERIZAÇÃO DA ACÇÃO

A FEP - Técnicas de Expressão e Exposição Escrita é uma acção de média duração que se destina ao aperfeiçoamento das competências linguísticas e comunicacionais dos destinatários; ou seja, à aquisição de metodologias para ultrapassar erros formais (ortografia, pontuação, sintaxe, propriedade vocabular) e ao desenvolvimento da capacidade para transmitir informação de acordo com o destinatário e o objectivo do texto. Desta forma, a acção incide sobre o português funcional, sendo o seu âmbito o da comunicação escrita.

Pretende-se que, no final de cada acção, os destinatários:

  • tenham adquirido os instrumentos linguísticos necessários à utilização eficaz da língua portuguesa nos vários registos funcionais;
  • tenham desenvolvido a sua capacidade organizativa, para a produção de um discurso coerentemente exposto e bem-estruturado;
  • saibam apresentar a informação, de acordo com a sua ordem e hierarquia, utilizando as palavras e expressões adequadas ao respectivo registo.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO

A FEP destina-se a todos aqueles que pretendam aperfeiçoar as suas capacidades de expressão escrita e, em especial, a profissionais cujas funções incluam a redacção de documentos em geral, a instrução de pessoal, a execução de tarefas de secretariado, etc.

Ao adquirir novos conhecimentos relacionados com as especificidades da estruturação da informação, do texto informativo e do texto expositivo-argumentativo, melhora as suas capacidades comunicacionais, desenvolve a sua capacidade de escrever de uma forma clara, concisa e directa; ao aplicar os conhecimentos na prática, aperfeiçoa as suas capacidades linguísticas.

FORMADORES

A acção é concebida e orientada por técnicos inteiramente familiarizados com as matérias em questão.

Os formadores responsáveis pela ministração das sessões presenciais possuem qualificação ao nível da licenciatura ou superior nas áreas das Ciências Sociais e Humanas — mormente em Linguística, em Línguas e Literaturas Modernas, em Ciências da Comunicação, em Direito, etc. — e formação interna específica nas metodologias adoptadas na acção.

Os conteúdos programáticos e o material didáctico são elaborados e desenvolvidos por técnicos e colaboradores do IFILP, e os formadores dispõem de bases linguísticas informatizadas e de todos os registos respeitantes a metodologias e práticas pedagógicas de acções anteriores.

Todos os técnicos e formadores intervenientes na acção usam os mecanismos de controlo de qualidade habituais na Divisão de Formação. Cada sessão realizada é posteriormente debatida em equipa multidisciplinar, a partir do respectivo registo em vídeo, possibilitando-se desta forma o ajuste permanente da actuação comunicacional e pedagógica dos formadores às características específicas de cada grupo de formandos.

METODOLOGIA

Antes do início de cada acção, os formandos preenchem uma ficha de perfil e respondem a um inquérito sobre as expectativas que têm em relação a diversas matérias que poderão ser abordadas. Através desses dados e de outros que eventualmente sejam obtidos, os técnicos elaboram um perfil do grupo, reestruturando, se for necessário, a abordagem dos conteúdos designados.

A FEP integra duas componentes diferenciadas: uma de carácter predominantemente expositivo, na qual são exploradas as matérias programáticas (componente genérica); e outra dedicada ao treino das competências adquiridas.

Para além das sessões presenciais, a acção inclui ainda exercícios facultativos de treino e autocorrecção.

A organização desta acção formativa é totalmente sistematizada, sessão a sessão, e os formandos vão assim desenvolvendo e treinando as suas competências de uma forma gradual e disciplinada.

CONTEÚDOS GERAIS DA ACÇÃO

Toda a acção tem um carácter eminentemente prático. Os conteúdos posicionam-se em de várias vertentes.

Semiologia gráfica

  • Aperfeiçoamento da compreensão e do uso dos sinais de pontuação e de outras funcionalidades gráficas.

Minoração de erros frequentes na escrita

Enriquecimento e diversificação do discurso

  • Diversidade e rigor do vocabulário utilizado, em função do contexto.

Desenvolvimento da capacidade de organização de textos escritos

  • Ordenação e hierarquização da informação.
  • Coerência e poder de síntese.
  • Estruturação em parágrafos.

Texto informativo

  • Registos paradigmáticos do texto informativo.
  • Características e particularidades.
  • Metodologia de abordagem.

Texto expositivo-argumentativo

  • Suportes paradigmáticos do texto expositivo-argumentativo.
  • Características e particularidades.
  • Metodologia de abordagem.


Nota – Esta apresentação não corresponde à sequência de ministração das matérias nem representa o peso que é dado a cada uma delas; estes aspectos são determinados em função de estratégias pedagógicas, que levam em consideração as interacções entre os diferentes temas, o grau de aprofundamento apropriado (o qual é definido de acordo com o conhecimento que se tiver dos formandos) e a precedência de conhecimentos, entre outros factores. O cronograma da acção (enumeração das sessões e das matérias abordadas em cada sessão) é facultado aos participantes inscritos, através da e-Diform (área on-line reservada a formandos).

 

MATERIAL DE APOIO

O formando não necessita de adquirir quaisquer manuais ou instrumentos didácticos, visto que todo o material utilizado é da autoria do IFILP.

A acção é amplamente documentada, nomeadamente com guias ou sínteses dos conteúdos das sessões expositivas genéricas, os quais permitem aos formandos relembrar a aprendizagem das matérias teóricas ministradas.

Todos os materiais são directamente acedíveis, em qualquer momento após a sua disponibilização: através da Internet, cada formando pode consultar ou descarregar para o seu computador todos os materiais da acção, cuja utilização pessoal é licenciada até ao final da acção.

Entre os instrumentos de apoio à acção, incluem-se exercícios de produção escrita temáticos (estímulos inseridos em diversos registos, e na temática desenvolvida nas sessões genéricas), estímulos para composições escritas, exercícios para autocorrecção de aspectos formais, etc.

APOIO COMPLEMENTAR

Na Divisão de Formação tem à sua disposição, para consulta, quase todos os livros publicados na área do ensino da língua portuguesa. Além disso, nas salas de formação encontra também instrumentos metalinguísticos apropriados ao esclarecimento de todas as dúvidas.

Não perde sessões nem se atrasa no acompanhamento das matérias se tiver de faltar

Se tiver de faltar a uma sessão, não fica à espera da próxima nem tem que se deslocar para obter os materiais correspondentes. Pode descarregá-los através da Internet, comodamente, a partir de sua casa, do seu local de trabalho ou de qualquer parte do mundo onde haja acesso à Internet. Posteriormente, pode ainda proceder ao visionamento do vídeo da matéria relativa à sessão a que faltou.

Assistência personalizada durante os horários da acção

Seja qual for o assunto, não tem que se deslocar ao Instituto fora dos seus horários — uma hora antes das sessões e durante o funcionamento destas, está sempre disponível pessoal interno da Divisão de Formação para apoiar o funcionamento das aulas e os respectivos formandos.

REQUISITOS
  • Ter acesso à Internet (nomeadamente para cópia dos documentos de apoio e de referência, para realização dos trabalhos efectuados não presencialmente, para participação em fóruns de debate, e para outras eventuais actividades complementares).
  • Poder dedicar tempo (entre 20% e 50% da duração total das sessões presenciais) ao estudo e à análise dos guias ou sínteses dos conteúdos das sessões expositivas genéricas (para os participantes que redijam com regularidade, o tempo necessário ao estudo será menor, já que os conhecimentos adquiridos serão imediatamente aplicáveis nos seus trabalhos).
  • Opcionalmente, poder reservar algum tempo para a realização de trabalhos não-presenciais e para a participação, por via electrónica, nos fóruns entre formandos.

 

«clique»: AVISEM-ME QUANDO ABRIREM AS INSCRIÇÕES.
símbolo do âmbito da acção