imagem alusiva à acção Estruturação frásica e pontuação
FRAP
ESTRUTURAÇÃO FRÁSICA E PONTUAÇÃO
A próxima realização aguarda calendarização dentro do plano de formação para 2024.
NECESSIDADE

A forma de pontuar e, em geral, a organização das frases e dos seus constituintes são determinativos da clareza do discurso escrito e da facilidade de compreensão.

Um texto deficientemente pontuado ou cujas palavras e expressões careçam de uma adequada articulação não só esforça e desencoraja o leitor como pode até produzir sentidos diversos dos pretendidos.

Poucos sabem pontuar e estruturar as frases com correcção e eficácia; e, no entanto, não é difícil adquirir competências nesta área — basta que as respectivas técnicas sejam ministradas de uma forma devidamente sistematizada e sejam suficientemente treinadas.

CARACTERIZAÇÃO DA ACÇÃO

Aprender teoricamente a pontuar é tão moroso quanto ineficaz. Isto porque as regras a respeitar são inúmeras e, além disso, é indispensável possuir conhecimentos linguísticos de base. Existe, não obstante, outra forma de aprender a pontuar bem: conhecendo princípios de fácil apreensão e praticando a sua aplicação.

A metodologia desta acção reflecte a longa experiência do IFILP no acompanhamento e apoio às muitas pessoas que têm algum tipo de dificuldade na estruturação do discurso e na pontuação ou que pretendem aperfeiçoar as suas competências neste domínio. Assim sendo, além de se abordarem as matérias de uma forma muito pragmática, é também dada oportunidade aos formandos de colocarem em prática os seus conhecimentos.

 

DESTINATÁRIOS

Esta acção é destinada às pessoas que, por razões relacionadas com a sua vida académica ou profissional, necessitam de produzir textos claros, rigorosos e facilmente compreensíveis, e sentem que precisam de melhorar a sua capacidade de estruturar frases e pontuar.

 

FORMADORES

A acção é concebida e orientada por técnicos inteiramente familiarizados com as matérias em questão.

Os formadores responsáveis pela ministração das sessões presenciais possuem qualificação ao nível da licenciatura ou superior nas áreas das Letras e/ou Ciências Sociais e Humanas e formação interna específica nas metodologias adoptadas na acção.

Os conteúdos programáticos e o material didáctico são elaborados e desenvolvidos por técnicos e colaboradores do IFILP, e os formadores dispõem de bases linguísticas informatizadas e de todos os registos respeitantes a metodologias e práticas pedagógicas de acções anteriores.

Todos os técnicos e formadores intervenientes na acção usam os mecanismos de controlo de qualidade habituais na Divisão de Formação. Cada sessão realizada é posteriormente debatida em equipa multidisciplinar, a partir do respectivo registo em vídeo, possibilitando-se desta forma o ajuste permanente da actuação comunicacional e pedagógica dos formadores às características específicas de cada grupo de formandos.

METODOLOGIA DA ACÇÃO

A acção é corporizada em três módulos: no primeiro, pretende-se aperfeiçoar o uso dos sinais de pontuação, discutindo as principais particularidades e deficiências; no segundo, o objectivo é apreender os sinais denotativos e os caracteres especiais utilizados em textos suportados informaticamente; no terceiro, procura-se analisar a elaboração e organização de estruturas textuais ao nível da frase e do período.

Todos os módulos contemplam debates em que se faz a análise de casos reais paradigmáticos e, por isso, sensíveis pelos destinatários. Por outro lado, está também prevista a realização de trabalhos práticos, para treino e aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos.

CONTEÚDOS GERAIS DA ACÇÃO

Utilização dos sinais de pontuação.

Organização da informação.

Articulação de palavras, expressões e frases.

Aplicação de sinais denotativos e caracteres especiais.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA ACÇÃO

Sinais de Pontuação

Conceitos e princípios.

Funções dos sinais de pontuação.

Particularidades do uso de certos sinais (vírgula, ponto e vírgula, etc.).

Casos especiais de pontuação.

Sinais Denotativos e Caracteres Especiais

Sinais denotativos (itálico, negrito e sublinhado, etc.).

Particularidades do uso de certos sinais denotativos e caracteres especiais.

Organização de estruturas textuais

Dimensão e segmentação de frases e períodos.

Conexão entre frases e períodos.

Princípios para a organização de frases e períodos.


Nota – Esta apresentação não corresponde à sequência de ministração das matérias nem representa o peso que é dado a cada uma delas; estes aspectos são determinados em função de estratégias pedagógicas, que levam em consideração as interacções entre os diferentes temas, o grau de aprofundamento apropriado (o qual é definido de acordo com o conhecimento que se tiver dos formandos) e a precedência de conhecimentos, entre outros factores. O cronograma da acção (enumeração das sessões e das matérias abordadas em cada sessão) é facultado aos participantes inscritos, através da e-Diform (área on-line reservada a formandos).

 

MATERIAL DE APOIO

O formando não necessita de adquirir quaisquer manuais ou instrumentos didácticos, visto que todo o material utilizado é da autoria do IFILP.

A acção é amplamente documentada, nomeadamente com guias ou sínteses dos conteúdos das sessões expositivas genéricas, os quais permitem aos formandos relembrar a aprendizagem das matérias teóricas ministradas.

Todos os materiais são directamente acedíveis, em qualquer momento após a sua disponibilização: através da Internet, cada formando pode consultar ou descarregar para o seu computador todos os materiais da acção, cuja utilização pessoal é licenciada até ao final da acção.

Entre os instrumentos de apoio à acção, incluem-se exercícios de produção escrita temáticos (estímulos inseridos em diversos registos, e na temática desenvolvida nas sessões genéricas), estímulos para composições escritas, exercícios para autocorrecção de aspectos formais, etc.

APOIO COMPLEMENTAR

Na Divisão de Formação tem à sua disposição, para consulta, quase todos os livros publicados na área do ensino da língua portuguesa. Além disso, nas salas de formação encontra também instrumentos metalinguísticos apropriados ao esclarecimento de todas as dúvidas.

Não perde sessões nem se atrasa no acompanhamento das matérias se tiver de faltar

Se tiver de faltar a uma sessão, não fica à espera da próxima nem tem que se deslocar para obter os materiais correspondentes. Pode descarregá-los através da Internet, comodamente, a partir de sua casa, do seu local de trabalho ou de qualquer parte do mundo onde haja acesso à Internet. Posteriormente, pode ainda proceder ao visionamento do vídeo da matéria relativa à sessão a que faltou.

Assistência personalizada durante os horários da acção

Seja qual for o assunto, não tem que se deslocar ao Instituto fora dos seus horários — uma hora antes das sessões e durante o funcionamento destas, está sempre disponível pessoal interno da Divisão de Formação para apoiar o funcionamento das aulas e os respectivos formandos.

REQUISITOS
  • Ter acesso à Internet (nomeadamente para cópia dos documentos de apoio e de referência, para realização dos trabalhos efectuados não presencialmente, para participação em fóruns de debate, e para outras eventuais actividades complementares).
  • Poder dedicar tempo (entre 20% e 50% da duração total das sessões presenciais) ao estudo e à análise dos guias ou sínteses dos conteúdos das sessões expositivas genéricas (para os participantes que redijam com regularidade, o tempo necessário ao estudo será menor, já que os conhecimentos adquiridos serão imediatamente aplicáveis nos seus trabalhos).
  • Opcionalmente, poder reservar algum tempo para a realização de trabalhos não-presenciais e para a participação, por via electrónica, nos fóruns entre formandos.

 

HORÁRIO E CALENDÁRIO

Esta acção acção realiza-se durante 3 semanas e possui uma carga horária total de 12 horas, distribuídas por 220 minutos semanais (3 dias).

«clique»: AVISEM-ME QUANDO ABRIREM AS INSCRIÇÕES.
símbolo do âmbito da acção