imagem alusiva à acção Elaboração de índices remissivos e outras indexações
INDEX
ELABORAÇÃO DE ÍNDICES REMISSIVOS E OUTRAS INDEXAÇÕES
A próxima realização aguarda calendarização dentro do plano de formação para 2024.
NECESSIDADE
Com a profusão galopante de meios e fontes de informação, as pessoas são cada vez mais criteriosas na selecção do que lêm ou consultam. Um dos instrumentos mais utilizados nessa escolha é o índice.

Não obstante, e independentemente da sua natureza ou suporte, são muitas as obras que não dispõem de índices de qualidade; na verdade, fazer um índice é muito mais do que elaborar uma lista de palavras importantes.

Um bom índice resulta de um trabalho aprimorado, rigoroso e metódico, que exige um conhecimento profundo deste tipo de construção.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Autores que pretendam construir índices para as suas obras, pessoas que se queiram iniciar como freelancers nesta área, profissionais de indexação que pretendam enriquecer e consolidar conhecimentos.
CARACTERIZAÇÃO DA ACÇÃO
A acção INDEX visa orientar os destinatários para a concepção de sistemas de indexação, incidindo nas vertentes de:
  • selecção da informação indexável (saber escolher entradas indexáveis, saber listar as suas instâncias em função da natureza do texto, saber fazer referências cruzadas, etc.);
  • apresentação da informação indexável (saber escolher o tipo de índice apropriado a cada caso, saber usar denotadores de indexação, saber organizar as entradas e dispor os seus elementos em função do contexto, etc.);
  • planificação e organização da produção.
«clique»: AVISEM-ME QUANDO ABRIREM AS INSCRIÇÕES.
símbolo do âmbito da acção