imagem alusiva à acção Apresentação verbal de dados quantitativos
QUANTA
APRESENTAÇÃO VERBAL DE DADOS QUANTITATIVOS
A próxima realização aguarda calendarização dentro do plano de formação para 2024.
NECESSIDADE
Na maior parte das áreas do conhecimento, é a verbalização da realidade que lhe dá sentido. Em particular, no que se refere à quantificação da realidade, é a sua interpretação verbal que permite a construção de conhecimento.

Ora, a transposição de dados quantitativos para o discurso verbal não é, de modo algum linear. Com efeito, é necessário harmonizar três aspectos nem sempre totalmente compatíveis: a fidelidade do registo escrito face aos dados quantitativos, o objectivo que se pretende atingir e os destinatários do discurso escrito.

A apresentação verbal de dados quantitativos exige, portanto, o domínio dos instrumentos linguísticos que permitem optimizar cada um daqueles três critérios.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Profissionais de comunicação social, investigadores e redactores técnicos. Outros profissionais que tenham necessidade tratar verbalmente dados quantitativos.
CARACTERIZAÇÃO DA ACÇÃO
Esta acção destina-se a dotar os seus destinatários dos conhecimentos linguísticos necessários para descrever verbalmente — com adequação e correcção — dados quantitativos. Para o efeito, é dada especial atenção à organização do discurso, à sintaxe e à componente vocabular.
«clique»: AVISEM-ME QUANDO ABRIREM AS INSCRIÇÕES.
símbolo do âmbito da acção