imagem alusiva à acção Apoio aos candidatos ao ensino superior maiores de 23 anos (fim-de-semana)
SUP23-fs
APOIO AOS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR MAIORES DE 23 ANOS (FIM-DE-SEMANA)
A próxima realização aguarda calendarização dentro do plano de formação para 2024.
CARACTERIZAÇÃO

O propósito desta acção é proporcionar, durante um fim-de-semana, uma oportunidade para passar em revista de uma forma organizada e sistemática os conhecimentos e as técnicas fundamentais necessários ao processo de candidatura.

Todo este fim-de-semana é sustentado na exemplificação prática e no debate.

O objectivo final da acção é o de não deixar dúvidas por esclarecer e eliminar quaisquer margens de insegurança do futuro examinando, sendo também, assim, um meio de eliminar a natural angústia que antecede a realização de provas.

DESTINATÁRIOS

Estes dois dias de apoio intensivo são destinados aos candidatos maiores de 23 anos que vão realizar as provas de acesso a um curso do ensino superior, num ou em vários estabelecimentos de ensino, ao abrigo da legislação especial para esse efeito.

FORMADORES

Todos os formadores responsáveis pela ministração das sessões presenciais desta acção possuem grau académico de nível superior e sólida experiência de ensino, nas áreas das respectivas especialidades. Na concepção/ministração da acção participam técnicos e formadores nos domínios da psicologia, línguas e literaturas, antropologia, ciências da comunicação e outros.

Os formadores possuem igualmente formação interna específica sobre as metodologias adoptadas na acção.

Todos os técnicos e formadores intervenientes na acção recorrem a dispositivos de controlo de qualidade em uso na Divisão de Formação. Cada sessão realizada é posteriormente debatida em equipa multidisciplinar, a partir do respectivo registo em vídeo, possibilitando-se desta forma o ajuste permanente da actuação comunicacional e pedagógica dos formadores às características específicas de cada grupo de formandos.

CONTEÚDOS GERAIS

Conhecer o processo de candidatura.

Proceder à escolha do estabelecimento e do curso em função das circunstâncias e objectivos do candidato.

Saber como construir um currículo adequado e como expor motivações.

Criar uma boa primeira impressão na entrevista, saber comunicar face-a-face e defender pontos de vista.

Saber como interpretar adequadamente os enunciados das provas e como comunicar correctamente por escrito.

 

MATERIAL DE APOIO

A acção é documentada com guias ou sínteses dos conteúdos das sessões expositivas genéricas, os quais permitem aos formandos relembrar as matérias ministradas.

Todos os materiais estão directamente acedíveis, em qualquer momento após a sua disponibilização: através da Internet, cada formando pode consultar ou descarregar para o seu computador os materiais distribuídos na acção, cuja utilização pessoal é licenciada até ao final da mesma.

«clique»: AVISEM-ME QUANDO ABRIREM AS INSCRIÇÕES.
símbolo do âmbito da acção